Na imprensa – O Globo: Estrela americana ganhadora do Oscar divulgou o link que já tem mais de 930 mil assinaturas

Por: Gilberto Porcidonio, O Globo
RIO – atriz e produtora americana Viola Davis foi parar nos trending topics do twitter após um gesto solidário que comoveu os internautas brasileiros. Em sua conta pessoal, a estrela da série “How to get away with murder” compartilhou um abaixo-assinado online que pede justiça pela morte do menino João Pedro, de 14 anos, baleado pelas costas após policiais entrarem em sua casa durante uma operação das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no dia 18 de maio.

Em sua postagem, a vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Um limite entre nós” divulgou o link da petição — que tem meta de 1 milhão de assinaturas e, no momento, já tem mais de 930 mil — junto da hashtag #BlackLivesMatter (“Vidas negras importam). O movimento denuncia a violência policial contra as pessoas negras desde que o adolescente americano Trayvon Martin, de 17 anos, foi morto a tiros, em 2013, pelo segurança de um condomínio nos Estados Unidos. A partir de 2016, o movimento começou a chegar em outros países. No último domingo, o protesto que aconteceu na frente do Palácio Guanabara pela morte de João Pedro também levou o nome “Vidas negras importam”.

A repercussão gerada pela atriz também se alinha com os posiconamentos de parte da classe artística brasileira. O ator Bruno Gagliasso respondeu Viola, em seu twitter, com emoticons que demonstram apoio. Em seu instagram, a atriz Camila Pitanga também lembrou de todos os negros mortos violentamente pelo mundo. “Por João Pedro, por George Floyd, por Marielle, por todas, absolutamente todas as vidas negras que foram roubadas, marginalizadas, invisibilizadas, esquecidas dos noticiários, das políticas públicas, nos morros, nas calçadas.”, disse a atriz em um trecho da postagem.
Notícia publicada em: O Globo

Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados!
Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!