Change.org Brasil em Notícias

Organização publica revista digital com os fatos mais marcantes do webativismo no semestre

A revista está disponível no portal da organização na internet

Por: Mainary Nascimento

Nunca o “ativismo de sofá” foi tão importante, é o que mostra a primeira edição da Change.org Brasil em Notícias. Publicada pela organização nesta terça-feira (1º), a revista digital oferece um conteúdo de qualidade aos 26 milhões de usuários da maior plataforma de abaixo-assinados do planeta e a todo o público interessado no mundo do webativismo. 

Em 34 páginas, a publicação apresenta matérias e entrevistas exclusivas sobre mobilizações que, geradas ou reforçadas por petições online, impactaram a sociedade no primeiro semestre deste ano. Ação contra a pandemia do novo coronavírus; luta por justiça racial e a George Floyd; campanha em favor dos entregadores de delivery; conquista histórica para a causa animal em São Paulo; esses são alguns dos temas abordados pela revista. 

“Ao longo desta leitura, você vai encontrar ricos debates que revelam o quanto o webativismo tornou-se fundamental para o exercício da democracia nos dias de hoje, bem como as petições criadas na internet – seu maior instrumento – têm cumprido um papel cidadão”, ressalta a diretora-executiva da Change.org Brasil, Monica Souza, na carta ao leitor. 

A publicação conta com 10 seções, entre elas duas de opinião – um editorial da organização e um artigo produzido por um criador de petição. Nesta edição, o texto é da escritora Rafaela Carvalho, ativista na luta contra o câncer infantil e autora de um abaixo-assinado pelo fim das cotas máximas para doação de medula óssea no Brasil.

“Como plataforma protagonista em webativismo, desempenhamos um papel importantíssimo, neste semestre, em relação às duas grandes avalanches que movimentaram e ainda sacodem o mundo: a pandemia do coronavírus e os protestos Black Lives Matter. Nesta revista, você poderá saber mais como se engajar nessas duas pautas de forma efetiva”, destaca Monica sobre duas campanhas lançadas pela organização e ligadas a esses temas. 

Abaixo-assinados na internet funcionam mesmo?

Entrevista com a especialista em campanhas da plataforma no Brasil

Em sete perguntas, a coordenadora de campanhas da Change.org Brasil, Débora Pinho, esclarece as principais dúvidas sobre a funcionalidade e efetividade das petições online, como que diferença um abaixo-assinado pode fazer nas discussões e decisões políticas, o que acontece depois que uma petição é criada e de que maneira ela contribui com a sociedade. 

“Os exemplos de petições vitoriosas que temos na Change.org mostram que vale a pena tanto criar um abaixo-assinado quanto assinar e compartilhar petições nas quais você acredita. Ao redor do mundo, já são mais de 45 mil vitórias no site da Change.org. No Brasil, temos mais de 800 petições vitoriosas!”, comenta Débora. Confira a entrevista completa na matéria “Abaixo-assinados na internet funcionam mesmo?”, na página 14 da revista. 

Depois de ler todos os conteúdos, certamente você se sentirá inspirado a iniciar sua própria petição ou motivado a apoiar alguma das causas hospedadas na plataforma. As duas últimas edições da revista – “Dica” e “Para se engajar” – te ajudarão neste processo. Não deixe de conferir o texto “Como criar um abaixo-assinado com chances de sucesso?”, na página 32.  

A jornalista responsável pela revista é Mainary Nascimento, assessora de comunicação da plataforma no país. A Change.org Brasil em Notícias terá periodicidade semestral. 


A revista “Change.org Brasil em Notícias” está disponível na seção “Publicações” no portal da organização: https://changebrasil.org. Clique AQUI para ler. 


Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados! 

Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!