Change.org Brasil em Notícias – 2ª edição

Revista digital traz os fatos mais marcantes do webativismo

A revista está disponível no portal da organização na internet

Por: Mainary Nascimento

Mobilizar é urgente e necessário. É o que mostra a segunda edição da Change.org Brasil em Notícias. Publicada pela organização nesta terça-feira (9), a revista digital oferece um conteúdo de qualidade aos mais de 34 milhões de usuários da maior plataforma de abaixo-assinados do planeta e a todo o público interessado no mundo do webativismo. 

Em 34 páginas, a publicação apresenta matérias e entrevistas exclusivas sobre mobilizações de destaque que, geradas ou reforçadas pelas petições online, impactaram a sociedade no segundo semestre de 2020. Ação em defesa das vidas negras; mega-campanha contra a taxação dos livros; vitória para a causa animal no Brasil; repercussão internacional pela proteção do Pantanal; esses são alguns dos temas abordados pela revista. 

“Ao longo desta leitura, você vai perceber como o ativismo digital tem intensificado e, algumas vezes, até pautado debates a nível nacional. Também irá descobrir o papel cada vez mais relevante que as mobilizações estão cumprindo na construção de uma sociedade melhor”, ressalta a diretora-executiva da Change.org Brasil, Monica Souza, na carta ao leitor. 

A publicação conta com 10 seções, entre elas duas de opinião – um editorial da organização e um artigo produzido por um criador de petição. Nesta edição, o texto é do membro da Associação Unidos Pela Cura da AME (AUCA), Flávio Garrido, autor de um abaixo-assinado pela incorporação de um medicamento para doença rara no SUS.   

“O ano de 2020 foi histórico para a Change.org. Crescemos no mundo todo e registramos a maior petição da nossa história global – Justiça por George Floyd -, que engajou 19 milhões de usuários em todo o planeta e mudou os rumos não só da nossa organização, mas também da sociedade”, destaca Monica sobre a força das mobilizações digitais. 

Solidariedade: a importância do gesto de doar

Entrevista com a especialista em doações da plataforma no Brasil

Em cinco perguntas, a especialista em doações da Change.org Brasil, Anne Galvão, fala sobre o impacto do gesto de doar e como esse ato não deixa morrer a esperança de milhares de pessoas que têm uma história forte e lutam por um propósito. Na entrevista, ela ainda esclarece como esse processo funciona na organização, que é sem fins lucrativos. 

“Nossa missão é empoderar cidadãos. Para isso, é preciso ter autonomia como organização. Para nós, a liberdade de cobrar respostas dos responsáveis em setores públicos e privados junto a nossos peticionários é primordial. De “rabo preso” com empresas ou partidos políticos não seria possível realizar esse trabalho”, destaca Anne. Confira a entrevista completa na matéria “Solidariedade que faz a diferença: a importância do gesto de doar ”, na página 14. 

Depois de ler todos os conteúdos, certamente você se sentirá inspirado a iniciar sua própria petição ou motivado a apoiar alguma das causas hospedadas na plataforma. As duas últimas edições da revista – “Dica” e “Para se engajar” – te ajudarão neste processo. Não deixe de conferir o texto “Como criar um abaixo-assinado com chances de sucesso?”, na página 32.  

A jornalista responsável pela revista é Mainary Nascimento, assessora de comunicação da plataforma no país. A Change.org Brasil em Notícias terá periodicidade semestral. 


A revista “Change.org Brasil em Notícias” está disponível na seção “Publicações” no portal da organização: https://changebrasil.org. Clique AQUI para ler. 


Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados! 

Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!