Change.org é citada em mapeamento

Infográfico reúne organizações que atuam na defesa do meio ambiente

Mapeamento está disponível para download em PDF (Divulgação/Foto: LabExperimental)

Por: Mainary Nascimento

Ao lado de mais de 100 organizações, a Change.org foi incluída no mapeamento “Interativismo e Colapso Climático”, realizado pelo coletivo LabExperimental. O trabalho, publicado no começo de abril, visa abrir diálogo entre ONGs, institutos, coletivos e movimentos que atuam em defesa do meio ambiente ou em qualquer pauta transversal ao tema. Segundo os organizadores, o objetivo é  potencializar ações a fim de frear o colapso climático do planeta. 

“Muitas pessoas vêm trabalhando por um planeta saudável em diferentes modelos de organização, como ONGs, coletivos, movimentos e ativismos. Nesse mapeamento, escolhemos 100 organizações que acreditamos fundamentais para se conhecerem e serem conhecidas por outras organizações para além da pauta ambiental, como a economia, a cultura, a saúde etc”, apresenta o LabExperimental na abertura do mapeamento. 

O infográfico possui 43 páginas e divide as organizações em sete tipos: “Povos tradicionais”; “Águas, rios e oceanos”; “Fauna, flora e agricultura”; “Educação Ambiental e saúde”; “Redes”; “Comunicação”; “Outros ativismos e internacional”; e “Programas, organizações e outros”. A Change.org aparece como a primeira da seção “Comunicação”, na página 25.

Confira AQUI o mapeamento completo. 

Em meio à centena de instituições nacionais e internacionais, aparecem, por exemplo, o Instituto Raoni, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), o SOS Amazônia, o Instituto Favela da Paz, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, o Envolverde, o ClimaInfo, a Engajamundo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras. 

“Vivemos em apenas um planeta. O planeta Terra. O planeta está colapsando. A cada dia, as temperaturas aumentam devido à crise climática”, narra o manifesto publicado no mapeamento “Muito há de se fazer para sobrevivermos como espécie humana. Nossa sobrevivência depende de nossa interação”, acrescenta o LabExperimental, coletivo fundado em 2013. 

Ação em defesa do meio ambiente

Com grande audiência na pauta do meio ambiente, a Change.org já conquistou importantes vitórias na causa, como a instalação de uma Comissão Externa de Políticas para Integração do Meio Ambiente e Economia, na Câmara dos Deputados, em 2019. A campanha engajou, na época, mais de 5 milhões de apoiadores, tornando-se a maior daquele ano na plataforma. 

Em toda a história da Change.org no Brasil, a maior petição já hospedada também é relacionada ao tema do meio ambiente. A causa reúne mais de 6 milhões de pessoas pedindo pelo fim do desmatamento na Amazônia, bioma considerado o “pulmão do mundo”.  

Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados! 

Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!