Dica da Change.org Brasil!

Como criar um abaixo-assinado com chances de sucesso?

Começar uma petição na internet é muito mais simples do que se imagina! Todo mundo pode fazer, mas algumas dicas são fundamentais para que a mobilização tenha mais chances de dar certo. Confira a seguir um passo a passo de como criar um abaixo-assinado online.  

1. Faça um pedido concreto! Conte sua história pessoal e escolha o alvo certo. Explique em uma linguagem simples e direta qual é o seu problema, como ele pode ser resolvido e quem são as autoridades capazes de solucioná-lo. Esqueça textos muito longos, linguagem jurídica e complexa e evite misturar muitos assuntos. Lembre-se de escolher um título claro e objetivo;

2. Imagem é tudo! Coloque uma foto que represente bem o problema do abaixo-assinado. A imagem deve ser chamativa para o que está sendo tratado sem, entretanto, ser agressiva;

3. Espalhe, espalhe! Texto e foto terminados, é hora de divulgar a sua causa. Para conseguir mais assinaturas e relevância, compartilhe o abaixo-assinado nas suas redes sociais e no WhatsApp. Mande para todos os seus contatos e peça para eles divulgarem também;

4. Busque apoiadores e a imprensa! Tente encontrar personalidades, influencers ou pessoas públicas que se sensibilizem por sua mobilização e desejem apoiá-la. Conte, ainda, sua história para os jornalistas. Com a ajuda da imprensa, a campanha chega mais longe e ganha pressão;

5. Fale com quem decide! Quando considerar que já reuniu bastante apoiadores e tem uma mobilização suficientemente forte, é chegado o momento de ir atrás do político ou da autoridade capaz de resolver o seu problema. Junte as assinaturas da petição e leve até esse “tomador de decisão”. Tente agendar uma reunião ou participe de alguma audiência com ele. 

Pronto! Essas são algumas sugestões sobre como criar uma petição online com mais chances de sucesso, oferecidas pelos especialistas da Change.org Brasil. 


Dica extra! Não se esqueça de manter informados e engajados os apoiadores do seu abaixo-assinado sobre a evolução dele. Para isso, basta postar mensagens de “atualização” – elas aparecerão na página da petição, logo abaixo do texto. 


Este texto foi publicado na 2ª edição da revista digital “Change.org Brasil em Notícias”. Clique AQUI para ler. 


Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados! 

Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!