Informe apresenta as principais ações da maior plataforma de abaixo-assinados do país
Por: Mainary Nascimento
O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a humanidade. A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças radicais que afetaram até mesmo a forma como os cidadãos se mobilizam politicamente. Em meio a esse “novo normal”, a Change.org quebrou recordes de crescimento e se consolidou como plataforma referência de webativismo. O resultado de todo esse trabalho está publicado no “Relatório de Impacto 2020”, lançado pela organização.
“‘Mudar o mundo’ soa como algo utópico para você? Se a sua resposta é sim, te convido a ler este relatório de impacto, conhecer melhor a Change.org e descobrir que todos os dias – a cada hora para ser mais exata – ajudamos alguém a mudar o mundo em algum lugar do planeta”, desafia a diretora-executiva da organização no Brasil, Monica Souza, em carta aberta no relatório. O material preza pela transparência e bom relacionamento com o público.
Composto por 40 páginas, o relatório reforça o propósito da organização e conta quem ela é e como atua no Brasil e no mundo. Todo o impacto gerado ao longo de 2020 é “traduzido” em números recordes apresentados logo no início do material: 24,8 mil abaixo-assinados abertos, 65 milhões de assinaturas em todo o Brasil e 264 mobilizações vitoriosas.
“Enfrentamos o desafio de atuar em meio às dificuldades impostas ao mundo pela pandemia da Covid-19. Milhões de cidadãos precisaram recorrer ao ativismo digital como forma possível de mobilização em uma situação de distanciamento e isolamento social”, conta Monica. “Foi também neste momento tão atípico que registramos a maior petição da nossa história global: a campanha por justiça a George Floyd, que engajou 19 milhões de vozes”.
No Brasil, a Change.org marcou presença nos principais debates. Com média de uma grande ação de impacto por mês e inúmeras outras de pressão coletiva, a equipe apoiou a entrega de 12 abaixo-assinados a líderes políticos e autoridades. A organização ainda lançou três movimentos – um pelo combate à pandemia, outro por justiça racial e o terceiro em defesa dos direitos dos animais. Em ano de eleição, também atuou para dar voz aos cidadãos.
Nas páginas 14 e 15 do relatório, uma “timeline” detalha 10 grandes mobilizações do ano, como o movimento contra a proposta de tributação dos livros, a vitória pelo aumento das penas de maus-tratos aos animais e a campanha pelo fim dos supersalários no funcionalismo público. O material ainda traz falas de criadores e apoiadores de petição e de autoridades sobre a organização e a efetividade dos abaixo-assinados – confira nas páginas 22 e 23.
A Change.org é transparente e funciona!

Nas seções “Relacionamento com os usuários” e “Comunicação”, os leitores podem conhecer e entender melhor o funcionamento da plataforma e todo o trabalho que a equipe da Change.org desenvolve nos bastidores para levar as campanhas até a tão sonhada vitória.
Em 2020, a atuação com o programa de e-mails, o trabalho junto à imprensa e nas redes sociais amplificaram consideravelmente as vozes dos criadores e assinantes de petições e aumentaram a visibilidade das campanhas, causando ainda mais pressão nas autoridades.
Ao final, no tópico “Nossa sustentabilidade”, a organização sem fins lucrativos mostra como encara o desafio de se manter 100% independente e gratuita apenas com doações recebidas de seus usuários. Prezando pela transparência, o material ainda documenta, nas últimas quatro páginas, o relatório financeiro e o balanço anual da organização.
“Como plataforma aberta, diversa e transparente, apresentamos neste relatório parte de todo o impacto que geramos em 2020. E encerramos o ano com a certeza de que ‘acreditar no poder da mudança’ é a chave para que sigamos mudando o mundo em 2021”, finaliza Monica.
O relatório de impacto de 2020 da Change.org Brasil está disponível na seção “Publicações”, no portal da organização: https://changebrasil.org. Clique AQUI para ler.

Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados!
Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!