Na imprensa – Observatório do 3º Setor: 230 petições atingiram objetivos

Por: Laura Patta, do Observatório do Terceiro Setor*
O ativismo digital está se tornando cada vez mais popular. Em 2021, foram 5 milhões de pessoas a mais engajadas na plataforma Change.org a fim de exercer sua cidadania. Essa é a maior plataforma sem fins lucrativos dedicada a impacto social. A organização fecha o ano totalizando 39 milhões de usuários participantes de abaixo-assinados no site.
O número de pessoas engajadas neste tipo de mobilização online representa 16% da população brasileira. A porcentagem corresponde à população dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais juntos. Em 2020, a plataforma tinha 34 milhões de usuários brasileiros, o que significa que a quantidade de brasileiros engajados subiu 15% no último ano.
Para a diretora-executiva da organização no Brasil, Monica Souza, os dados demonstram que o ativismo digital consolidou-se como um meio de impacto social. Ela acredita que os abaixo-assinados são instrumentos acessíveis e eficientes de exercer a cidadania.
Monica ainda comemorou que, em 2021, cerca de 230 abaixo-assinados publicados na Change.org atingiram seus objetivos.
Uma análise mais profunda, feita a partir de 2017, mostra um aumento de 246% no número de ativistas nos últimos quatro anos. No final de 2017, 11,2 milhões de brasileiros participavam de petições na plataforma. Hoje, o número é mais que o triplo.
Outros números levantados pela plataforma ilustram como foi o cenário do ativismo digital no país em 2021. Foram criadas mais de 14 mil petições que, no total, receberam quase 32 milhões de assinaturas. Para Monica, os resultados demonstra que a sociedade anseia por mais espaços democráticos, livres e seguros.
Matéria originalmente publicada no Observatório do Terceiro Setor.

Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados!
Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!