Publicação traz os fatos mais relevantes do universo do ativismo digital
Por: Mainary Nascimento
A organização Change.org publica a quinta edição de sua revista semestral nesta quarta-feira (28). O periódico apresenta diversos conteúdos de interesse público sobre o mundo do ativismo digital, causas que estão mobilizando os brasileiros e campanhas que impactaram o país e o mundo nos últimos meses. A “Change.org Brasil em Notícias” possui versão digital e pode ser acessada, gratuitamente, por usuários da plataforma e pelo público em geral.
Em 34 páginas, a revista reúne cinco matérias especiais, com entrevistas de criadores de petições e porta-vozes da organização sobre a relevância dos abaixo-assinados. A edição traz, ainda, um editorial sobre os 10 anos de impacto social gerado pela expansão das petições online em 196 países, um artigo de opinião assinado pela promotora de justiça Celeste Leite dos Santos sobre a luta pela aprovação do Estatuto da Vítima, além de outros conteúdos.
“Chegamos à segunda metade do ano com total motivação para contribuir com o momento ápice da nossa democracia: as eleições. Vamos atuar para garantir que nossa plataforma continue sendo um espaço saudável e seguro para debates de todas as partes da sociedade. E que as petições sejam instrumentos para conectar eleitores e candidatos”, destaca a diretora-executiva da Change.org Brasil, Monica Souza, na carta ao leitor.
Entre as reportagens que a revista apresenta, você poderá conferir como anda a luta de voluntários em defesa das “búfalas de Brotas”, além da mobilização de ativistas e especialistas para salvar os botos da Amazônia, animais ameaçados pela pesca ilegal do peixe piracatinga.
A cobertura sobre as eleições não ficou de fora. Nas páginas 17, 18 e 19, você irá conferir a matéria de capa que mostra como as petições têm sido usadas por organizações e cidadãos em geral para apresentar demandas aos candidatos que concorrem ao pleito.
“No decorrer desta leitura, você vai descobrir como o ativismo digital permitiu a formação de importantes mobilizações. De causas de animais a saúde e passando por direitos das mulheres, muitas foram as campanhas que engajaram milhões de pessoas neste semestre”, fala Monica sobre as pautas que surgiram na plataforma desde o início do ano.
“Norte e Nordeste intensificam atuação no universo das petições online”

A exemplo das outras edições, a “Change.org Brasil em Notícias” nº 5 ouviu a equipe da plataforma para esclarecer dúvidas e trazer novidades sobre a organização. Desta vez, a própria diretora-executiva, Monica Souza, fala sobre um plano de expansão que a Change.org está desenvolvendo para atuar mais diretamente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
“Essa iniciativa se deu por uma demanda crescente de novas petições e, consequentemente, novos usuários nestas regiões”, explica Monica na entrevista. “Estamos em contato com organizações, coletivos, movimentos e ativistas destas regiões para utilizarem a Change.org para a hospedagem e engajamento de suas pautas”, completa a diretora.
Assim como nas outras edições, o periódico apresenta mais uma vez as seções “Dica” e “Para se engajar”, que te ajudarão a fazer parte deste instrumento de mudança social que é o ativismo digital. Certamente, você se sentirá inspirado a iniciar a sua própria campanha ou a apoiar algumas das diversas causas pessoais e coletivas que estão ativas na plataforma.
A jornalista responsável pela revista é Mainary Nascimento, assessora de comunicação da plataforma no país. A “Change.org Brasil em Notícias” tem periodicidade semestral.
Confira, na íntegra e gratuitamente, esta e outras edições da “Change.org Brasil em Notícias” no link: https://changebrasil.org/revistas ou clique AQUI para baixar.

Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados!
Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!