Demandas são enviadas a candidatos e partidos políticos

Por: Mainary Nascimento
Reconhecidas como forma eficaz de participação cidadã, as petições online estão sendo utilizadas pela população para o encaminhamento de pautas aos candidatos que concorrerão a cargos nas próximas eleições. Saúde, meio ambiente, direitos dos animais, educação e justiça econômica são alguns dos temas que engajam milhões de brasileiros.
Pelo menos 16% de toda a população do País recorre às petições para exercer seu papel na democracia: apresentar demandas, reivindicar direitos, propor soluções e cobrar autoridades. Nos abaixo-assinados, costumeiramente direcionados ao setor público, as autoridades encontram uma chance de conhecer os anseios e as necessidades do povo.
Em outubro, candidatos à Presidência da República, governos estaduais, assembleias legislativas estaduais, Câmara dos Deputados e Senado Federal vão disputar cargos eletivos. Ao passo em que a corrida eleitoral se intensifica, crescem também os debates e movimentos, por meio de manifestos e abaixo-assinados, de diferentes grupos e partes da sociedade.
“O abaixo-assinado online é um potente instrumento de mobilização social e política. É uma ferramenta plural e democrática”, enfatiza Débora Pinho, gerente de campanhas da Change.org Brasil. A profissional destaca que as petições empoderam as pessoas para que elas tenham o poder da mudança em suas mãos a partir do apoio que recebem das demais.
Pensando em amplificar a voz e a participação da população nessas eleições, a organização Change.org está mobilizada para fazer chegar a candidatos e diretórios políticos grandes abaixo-assinados que foram hospedados em sua plataforma nos últimos anos.
Segundo explica a gerente de campanhas da plataforma, que também estará à frente das entregas, esse encaminhamento é uma forma de abertura de diálogo com os candidatos e partidos políticos sobre os anseios da sociedade civil para o próximo pleito eleitoral.
“Promover a entrega das assinaturas dessas seis petições criadas na plataforma por cidadãos e organizações aos candidatos e partidos tem como objetivo a celebração do exercício da plena cidadania, da democracia e da importância do debate saudável”, afirma.
________________________
“É a celebração do exercício da plena cidadania, da democracia e da importância do debate saudável”
________________________
Entre as pautas que estão sendo encaminhadas está o projeto “Voto Pela Saúde”, idealizado pela Colabore com o Futuro, a primeira empresa de mobilização social e advocacy da América Latina. Por dois meses, um formulário ficou aberto e reuniu sugestões dos brasileiros sobre o que deve ser priorizado na área da saúde nos próximos anos de governo.
A intenção, conforme detalha Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro, foi propor uma construção colaborativa dos planos de governo. “Pretendemos desenvolver uma experiência inovadora para estimular uma participação mais ativa na construção da política em nosso país. Também queremos mostrar aos políticos que conhecemos os processos e que os cidadãos estão atentos e de olho nas promessas de campanha”, ressalta a empreendedora.
O formulário criado pelo projeto “Voto Pela Saúde” contemplou questões como estrutura do sistema, gestão e financiamento, planejamento, acesso, ciência e tecnologia, redes de atenção à saúde e outras etapas do processo que englobam o atendimento à população.
Para potencializar a ação, a Colabore com o Futuro também abriu uma petição online, solicitando que os candidatos levassem em consideração o documento final na hora de elaborar seus planos de governo. O abaixo-assinado engajou mais de 30 mil apoiadores.
Carolina detalha que a petição possibilitou que mais pessoas participassem do projeto. Ou seja, aquelas que tiveram alguma dificuldade no preenchimento do formulário, puderam assinar a petição reforçando a importância dos candidatos receberem o documento que apresenta a voz da população brasileira. “Uma petição foi a solução perfeita!”, diz Carolina.
“Em um ano de eleição, toda a sociedade participa da escolha dos nossos líderes, e isso é muito importante para garantir a democracia”, diz a ativista. “Queremos participar da construção dos planos de governo, garantindo que a voz do povo, de fato, seja ouvida e que sejam construídos programas e políticas que atendam as necessidades reais da população”, acrescenta Carolina sobre a necessidade de os cidadãos irem além do voto a cada dois anos.
________________________
“Queremos participar da construção dos planos de governo, garantindo que a voz do povo, de fato, seja ouvida”
________________________
Entregas
Os abaixo-assinados online permitem que pautas sejam levantadas e intensificadas na sociedade. Com a facilidade e alcance da internet, alguns chegam a proporções gigantescas, o que demonstra a eficiência da ferramenta para a promoção de debates urgentes.
A participação cidadã é requisito básico da democracia. Ao menos seis petições, que juntas engajam milhões de brasileiros, estão propiciando conexão entre eleitores e candidatos.
Desde julho, o abaixo-assinado que faz parte do “Voto Pela Saúde” está sendo entregue a candidatos e partidos junto com o documento final do projeto. Entre os que receberam estão José Maria Eymael, candidato à Presidência pelo partido Democracia Cristã (DC) e a assessoria de Simone Tebet, candidata pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
“Já fizemos alguns contatos e reuniões com partidos, explicando o projeto e pedindo que cascateiem o documento quando enviarmos para todos os seus candidatos”, comenta a cofundadora da Colabore com o Futuro. O foco da entrega são os candidatos à Presidência da República e governos dos Estados, que são quem apresenta planos de governo. Apesar disso, concorrentes a deputados estaduais e federais e senadores também podem ser sensibilizados.

Além das contribuições recebidas pela população no formulário, o “Voto Pela Saúde” também contempla temas de petições da área hospedadas nos últimos quatro anos pela Change.org. De 2019 até agora, o top 100 de maiores abaixo-assinados criados pelos brasileiros, na plataforma, sobre o tema da saúde, reuniu mais de 14 milhões de assinaturas.
Ainda sobre a pauta de saúde pública, um abaixo-assinado liderado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) chama a atenção das discussões deste período de corrida eleitoral para a necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Para além da área da saúde, a equipe da Change.org também está atuando no encaminhamento de outras campanhas. No tema de meio ambiente, o foco é uma petição pelo fim das queimadas no Pantanal, que reúne 1,3 milhão de apoiadores. No segmento de defesa dos animais, a ação fica por conta de uma campanha pela proibição da exportação de animais vivos, liderada pela ativista Luisa Mell em parceria com a organização Mercy For Animals.
Já no tema de educação, a ideia é sensibilizar os candidatos com uma mobilização em defesa das universidades públicas, que está ativa desde 2019 e engaja 1,6 milhão de pessoas. Por fim, uma campanha lançada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aborda o desemprego, a inflação e a fome, sendo a protagonista da área de justiça econômica.
Ativismo digital presente na vida política
O uso de petições online como ferramenta para a participação social é recorrente para a Colabore com o Futuro. Ativista da área da saúde, Carolina explica que enxerga o instrumento como uma forma muito simples de a sociedade demonstrar apoio a causas importantes.
A empreendedora lembra que existe uma série de canais oferecidos pelo governo para escutar os cidadãos, mas que, muitas vezes, os meios são complexos e acabam deixando a manifestação da sociedade restrita. “É o caso de participação em consultas públicas”, diz.
“Com as petições, conseguimos levar as assinaturas para os tomadores de decisão, mostrando a opinião dos brasileiros sobre determinado tema, sem que a população tenha dificuldade de participar”, explica Carolina, que foi eleita como uma das seis empreendedoras e inovadoras mais admiradas em saúde, em votação popular promovida pelo Health Innova Hub.
________________________
“Com as petições, conseguimos levar as assinaturas para os tomadores de decisão, mostrando a opinião dos brasileiros”
________________________
A cofundadora da Colabore com o Futuro é especialista na criação de estratégias de engajamento social e político da sociedade civil nos processos de decisão em saúde.
Ativista do meio há mais de uma década, Carolina se especializou em advocacy e participação social. Hoje, acredita que a sociedade pode e deve participar dos processos de decisão em saúde. Por isso, dedica sua atuação para educar as pessoas em direção a essa participação, objetivando garantir a construção de políticas públicas mais justas e efetivas.

Para quem deseja lutar por alguma causa, mas se sente impotente, a ativista diz que o simples fato de querer já dá força para fazer a diferença. Ela enfatiza que, além da intenção de “transformar algo”, é preciso ter bem claro qual é “a sua causa” ou “que mudança você quer ver no mundo” para, assim, saber quais caminhos precisa seguir para conseguir realizar.
“Também é importante descobrir quem mais tem a mesma causa ou vontade que você e se juntar com essas pessoas, ONGs ou empresas. Quando temos a nossa voz forte e ampliada é muito mais fácil chamarmos a atenção de quem de fato pode mudar as coisas”, pontua.
________________________
“Quando temos a nossa voz forte e ampliada é muito mais fácil chamarmos a atenção”
________________________
Outra dica que a ativista sugere é acessar as redes sociais da Colabore com o Futuro para conhecer e entender outras formas de participação social possíveis no País. “Com certeza isso trará boas ideias e clareza para a sua atuação, que pode ser algo bem simples como compartilhar campanhas ou participar de consultas públicas, como algo mais complexo, como montar um observatório cidadão ou fazer pesquisas em portais de transparência”, finaliza.
________________________
A Colabore com o Futuro é a primeira empresa de mobilização social e advocacy da América Latina. O objetivo de suas ações é mobilizar a sociedade a participar das decisões de saúde junto ao governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas. https://www.colaborecomofuturo.com / @colaborecomofuturo
________________________
Esta matéria foi publicada na 5ª edição da revista digital “Change.org Brasil em Notícias”. Clique AQUI para ler.

Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados!
Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!