Saiu a 6ª edição da nossa revista! Confira!

Publicação traz os fatos mais relevantes do universo do ativismo digital

Edição é especialmente dedicada à luta pelos direitos da mulher (Foto: Reprodução/Change.org)

Por: Mainary Nascimento

A organização Change.org publica a 6ª edição de sua revista semestral nesta terça-feira (28). O periódico, dedicado especialmente à luta pelos direitos da mulher, traz diversos conteúdos de interesse público sobre o mundo do ativismo digital, causas que estão mobilizando brasileiras e brasileiros, além de histórias sobre campanhas que impactaram o País e o mundo nos últimos meses. A “Change.org Brasil em Notícias” possui versão digital e pode ser acessada, gratuitamente, por usuários da plataforma e pelo público em geral. 

Em 36 páginas, a revista reúne cinco matérias especiais, com entrevistas de criadores de petições sobre o impacto dos abaixo-assinados para suas mobilizações. A edição traz, ainda, um editorial sobre a importância da participação cidadã ao longo dos próximos quatro anos deste período pós-eleições; um artigo de opinião assinado diretora-geral da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC), Eliane Nunes, sobre a luta de profissionais e pacientes pelo direito à prescrição dos medicamentos de Cannabis; além de outros conteúdos. 

“Começamos um novo ano com a consciência de que o processo eleitoral amadureceu o ativismo digital e com a certeza de que, cada vez mais, ele é indispensável para os debates que pautam a nação. Neste momento pós-eleições, seguiremos trabalhando para que a nossa plataforma continue sendo um espaço seguro e plural para conectar cidadãos e autoridades”, destaca a diretora-executiva da Change.org Brasil, Monica Souza, na carta ao leitor. 

Entre as reportagens que a revista apresenta, será possível conferir a história de uma jovem que enfrentou a pobreza menstrual e tornou-se ativista pelos direitos da mulher, liderando uma campanha pela aprovação da lei nacional de distribuição gratuita de absorventes. Outra matéria conta como anda a mobilização dos profissionais da Enfermagem – enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras – para a devida aplicação do piso salarial. 

Uma cobertura sobre ações realizadas no Dia da Mulher é a matéria central. Da página 18 até a 23, você poderá conferir como as mulheres estão se unindo por causas em comum e protagonizando mobilizações pela conquista de direitos que trazem impacto às suas vidas. 

“Ao longo da leitura da revista, você vai perceber como o ativismo digital é um facilitador para a formação de grandes mobilizações. Não só de causas políticas, mas muitas foram as pautas que engajaram milhões de pessoas em 2022, como saúde, animais, direitos humanos, entre outras”, fala Monica sobre o papel dos abaixo-assinados para o exercício da cidadania. 

Entrevista exclusiva com Fe Cortez: Como engajar pessoas em uma causa?

Fe Cortez é uma influenciadora digital reconhecida e premiada (Foto: Reprodução/Instagram)

A exemplo das outras edições, a “Change.org Brasil em Notícias” nº 6 apresenta uma entrevista com dicas e inspiração para quem deseja atuar no ativismo digital. Desta vez, a convidada foi a ativista ambiental, influencer e idealizadora do “Menos 1 Lixo”, Fe Cortez.  

“O mundo sempre foi mudado por pessoas, são pessoas que mudam o mundo”, declara Fe na entrevista. “Ninguém muda o mundo sozinho, isso também é um outro fato. Mas é a partir da iniciativa de pessoas, de indivíduos, que coletivamente a gente vai mobilizando”. 

Assim como nas outras edições, o periódico traz novamente as seções “Dica” e “Para se engajar”, que te ajudarão a fazer parte deste instrumento de mudança social que é o ativismo digital. Certamente, você se sentirá inspirado a iniciar a sua própria campanha ou a apoiar algumas das diversas causas pessoais e coletivas que estão abertas na plataforma. 

A jornalista responsável pela revista é Mainary Nascimento, assessora de comunicação da plataforma no país. A “Change.org Brasil em Notícias” tem periodicidade semestral. 


Confira, na íntegra e gratuitamente, esta e outras edições da “Change.org Brasil em Notícias” no link: https://changebrasil.org/revistas ou clique AQUI para baixar.


Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados! 

Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!