Change.org Brasil publica relatório de 2022

Informe apresenta as principais ações da maior plataforma de abaixo-assinados do País

O relatório foi publicado no blog da organização na internet (Foto: Divulgação/Change.org)

Por: Mainary Nascimento

A organização Change.org publicou, nesta terça-feira (30/5), o seu “Relatório de Impacto 2022”. O material apresenta as principais ações desenvolvidas, ao longo do ano anterior, pela equipe que atua na plataforma. A publicação está disponível no blog da organização. Clique aqui para conferir ou acesse este link: https://changebrasil.org/relatorios  

O ano de 2022 marcou uma década de atividades da Change.org no Brasil e em outros países. O relatório publicado também celebra esta data. “Uma década depois, constatamos que as quase 1,3 mil histórias de vitória, alcançadas através de lutas em abaixo-assinados, não foram fruto do acaso”, fala a diretora-executiva da organização no País, Monica Souza. 

Composto por 36 páginas, o relatório ainda reforça o propósito da organização não só no Brasil, mas em pelo menos 196 países. Todo o impacto gerado pela plataforma no ano passado, no Brasil, é apresentado em números logo no início do material: 8,4 mil petições abertas, 21,6 milhões de assinaturas reunidas em todo o Brasil e 115 mobilizações vitoriosas. 

“Em 2022, 28 abaixo-assinados foram encaminhados a autoridades, políticos e outros tomadores de decisão. No ano, alcançamos a marca de 40,9 milhões de usuários no Brasil. São dados que demonstram a credibilidade e a efetividade da plataforma”, destaca Monica. 

Em ano eleitoral, os abaixo-assinados cumpriram importante papel para o exercício cidadão. O relatório apresenta o resultado de uma “caravana das eleições”, promovida pela Change.org, que levou a candidatos e a 10 diretórios de partidos políticos em São Paulo, o apelo de 3,6 milhões de apoiadores, engajados em seis petições sobre temas variados. 

Ainda no relatório, é possível conferir novos patamares que a organização alcançou no ano passado, incluindo o lançamento de um podcast com grandes convidados que debateram ações para o futuro do Brasil; um projeto de expansão da atuação da equipe para as regiões Norte e Nordeste do País; além de uma nova parceria firmada com a página “Só Notícia Boa”.  

A Change.org preza pelo bom relacionamento com o público. Veja, nas páginas 20 e 21 do informe, depoimentos de criadores e apoiadores de petições sobre a organização e a efetividade dos abaixo-assinados. E, na página 32, algumas organizações, coletivos, movimentos e instituições que, de alguma forma, estiveram junto à Change.org em 2022.

A Change.org é transparente e funciona!

O relatório conta com uma “timeline” das principais ações de impacto de 2022 (Foto: Reprodução)

Nas seções “Relacionamento com os usuários” e “Comunicação”, os leitores podem conhecer e entender melhor o funcionamento da plataforma e todo o trabalho que a equipe da Change.org desenvolve nos bastidores para levar as campanhas até a tão sonhada vitória. 

Em 2022, a atuação com o programa de e-mails, o trabalho junto à imprensa e nas redes sociais amplificaram consideravelmente as vozes dos criadores e assinantes de petições e aumentaram a visibilidade das campanhas, causando ainda mais pressão nas autoridades.

Ao final, no tópico “Nossa sustentabilidade”, a organização sem fins lucrativos explica como encara o desafio de manter-se 100% independente e gratuita, movida apenas com as doações de seus usuários. Prezando pela transparência, o material ainda documenta, nas últimas quatro páginas, o relatório financeiro e o balanço anual da organização em 2022. 

“Seguimos para 2023 cientes de que a tão sonhada mudança para um mundo melhor passa por um caminho que envolve a crença em algum ideal, a mobilização de pessoas, a persistência na luta e, por fim, a conquista!”, finaliza a diretora-executiva da Change.org. 


O Relatório de Impacto 2022 da Change.org Brasil está disponível no blog da organização: https://changebrasil.org/relatorios   Clique AQUI para ler.


Nós, da Change.org, acreditamos que políticos e empresários ricos não deveriam decidir tudo sozinhos. É por isso que nossa plataforma existe: para que todas as pessoas participem, lutem e sejam ouvidas por meio de abaixo-assinados! 

Somos independentes. Todo o impacto que geramos é por meio das contribuições de uma linda rede de solidariedade que cria petições, assina, doa e se mobiliza por um mundo melhor. Ajude-nos a continuar existindo. Doe!